Advogados Florianopolis, Ferrari, De Lima, Souza e Lobo, advocacia, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Administrativo
  • 05/10/2023 | Retorno da contribuição assistencial para os sindicatos. Saiba o que fazer.

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais para todos os empregados de uma categoria, ainda que não sejam sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição. A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada em 11/9.

 

O pagamento aos sindicatos não é obrigatório, mas o trabalhador deve manifestar oposição caso não queira contribuir. O empregado poderá ter descontado o valor da contribuição assistencial desde que não apresente oposição.

 

Para não contribuir o trabalhador deve seguir os passos adiante:

1. Formalizar por escrito o exercício do direito de oposição.

2. Fazer uma declaração na qual o declara ao sindicato que não autoriza o desconto do valor da contribuição assistencial do seu salário.

3. Apresentar a carta de oposição tanto ao empregador como ao sindicato;

4. Não precisa reconhecer firma.

5. A comunicação deve ser recebida, com aviso de recebimento ou ciente.

6. É importante que essa comunicação seja realizada de imediato, para nenhuma contribuição devida ser descontada do salário.

Outras Notícias
contato@flsladvogados.com.br
Avenida Rio Branco, 691, setimo andar - Centro - Florianópolis - SC - Brasil. - Fone: 55 3224 8026
desenvolvedor Area Digital web designer/developer Copyright © 2014 - Ferrari, Lima, Souza e Lobo Advogados. Todos os direitos reservados.