Advogados Florianopolis, Ferrari, De Lima, Souza e Lobo, advocacia, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Administrativo
  • 11/11/2021 | Atraso injustificado em cirurgias em hospitais públicos pode gerar indenização por danos materiais e morais.

A demora injustificada em providenciar o tratamento adequado, notadamente em pacientes internados pode gerar indenização a ser paga pela União, Estados e Municípios, responsáveis pelo SUS. Nesses casos, em que o sistema como um todo funciona mal, se caracteriza a faute du service - falha no serviço público de prestação de assistência à saúde, direito garantido pelo art. 6º da CF/88. O dano decorre da ausência de providências, incluindo políticas sociais de promoção à saúde, insertas na Constituição Federal, e atribuídas às esferas federal, estadual e municipal, uma vez que o funcionamento do Sistema Único de Saúde - SUS é de responsabilidade solidária da União, Estados-membros e Municípios. Qualquer destas entidades tem legitimidade para serem rés em ações que objetivem garantir o tratamento médico adequado. O mesmo entendimento deve ser adotado quando a demanda visa à obtenção de reparação de dano decorrente de ausência de prestação de adequado tratamento medico.

Outras Notícias
contato@flsladvogados.com.br
Avenida Rio Branco, 691, setimo andar - Centro - Florianópolis - SC - Brasil. - Fone: 55 3224 8026
desenvolvedor Area Digital web designer/developer Copyright © 2014 - Ferrari, Lima, Souza e Lobo Advogados. Todos os direitos reservados.